FANDOM

Barrapersona
 
Nome Completo:
Tenzing Norgay
Tenzing Norgay
Idade:
Desconhecida
Sexo:
Masculino
Profissão:
Alpinista Guia
Parentescos:
Primeira Aparição:
The Marge-ian Chronicles

Tenzing Norgay 2

Sardar Tenzing Norgay (15 de maio de 1914 - 9 de maio de 1986) foi um alpinista e guia de alta montanha sherpa nepalês, tendo sido o primeiro homem a chegar ao topo do monte Everest, em companhia de Edmund Hillary. Depois de várias tentativas, Norgay conseguiu estar entre os primeiros a chegar ao cume do monte Everest, quando da expedição liderada por John Hunt em 29 de Maio de 1953. Edmund Hillary e Tenzing Norgay foram os primeiros a atingir o pico. Uma vez que não era conhecida a data exata do seu nascimento, ele passou a usar a data desta vitória para celebrar o seu aniversário.

Everest 3

Edmund Hillary e Tenzing Norgay

Em 1952, Tenzing tinha atingido uma altitude jamais alcançada anteriormente, 8599 m, com a equipe de uma expedição suíça dirigida por Raymond Lambert. Tenzing tornou-se em seguida responsável pelo treinamento in situ do Instituto de Alpinismo do Himalaia (Himalayan Montaineering Institute), em Darjeeling. Em 1978 ele fundou a empresa Tenzing Norgay Adventures, propondo escaladas no Himalaia. Desde 2003, essa empresa é dirigida pelo filho de Tenzing Norgay e que se chama Jamling Tenzing Norgay, que também escalou o Everest em 1996.

História

Ned inicia em sua casa uma criação de galinhas para poder consumir ovos frescos em casa. Homer decide então também criar seu galinheiro, porém após isso ele decide que os ovos roubados de Ned são mais gostosos e então leva suas galinhas para a Exploração Associados para pesquisas cientificas. Barry e Paul responsáveis pela empresa levam Homer e sua familia para conhecer a empresa e durante o tour eles assistem um vídeo sobre as conquistas exploradoras do mundo e entre elas está a conquista do Monte Everest localizado na Cordilheira do Himalaia.

Também no FANDOM

Wiki aleatória