FANDOM

Barrapersona
 
Nome Completo:
George Orson Welles
Orson welles avat1
Idade:
23 anos
Sexo:
Masculino
Profissão:
Ator
Parentescos:
...
Primeira Aparição:
A casa da árvore dos horrores XVII

Brincadeirinha Ousada

Ele participa da 3ª estória - "O Dia em que a Terra marcou Bobeira" - do especial de Dia das Bruxas da 18ª temporada. Numa Springfield em 1938, uma cidade em dificuldades igual a todas no país por causa da "Grande Depressão", vários habitantes estão ouvindo a Rádio KBBL quando o Sr. Welles interrompe sua programação para transmitir, ao vivo, o que seria uma invasão alienígena. Ele começa mencionando a presença de vários cilindros gigantes que pousam ao redor de cidades americanas importantes, o que chama a atenção dos ouvintes; depois, quando diz estar próximo a um destes cilindros, que se abre e de seu interior sai um tentáculo gigante e raios de energia atacam as pessoas, desintegrando-as, o pânico toma conta dos ouvintes, que logo começam a agir com violência, quebrando, queimando e, no caso de Homer, até matando uns aos outros.

Então a cena muda para os estúdios da KBBL, em Nova Iorque, de onde percebemos que a notícia do Sr. Welles nada mais era que um programa, com efeitos sonoros e tudo mais. Mas na velha Springfield o caos tomou conta; para não serem atacados pelos invasores, os habitantes fingem ser animais, somente quando Lisa aparece e explica, mostrando num jornal, que tudo era uma farsa é que eles se acalmam.

Mas no órbita da Terra, observando tudo, estavam alienígenas de verdade, Kang e Kodos, que se divertem e aproveitam a ocasião para uma invasão de verdade. Eles chegam destruindo, mas demora para as pessoas reagirem por que acham que era outra mentira do Sr. Welles, que aliás vem à cidade pedir a polícia tomar uma atitude porque o perigo era real, até pede para o Chefe Wiggum ligar para os militares. Wiggum liga mas debocha de Welles, chamando-o de ator de radio incompetente e arrogante. Welles termina sua participação admitindo que "cair numa farsa" é desagradável e que a atitude do policial condenou a todos.

Cidadão Kane

Orson welles real radio

nos estúdios da CBS

Na vida real, Orson Welles, *Kenosha-WI 06/05/1915 †Hollywood-CA 10/12/1985, foi um famoso cineasta que começou sua carreira, teatral, em Nova Iorque, até que em 1938 causou comoção em toda América ao dramatizar, via rádio CBS, uma adaptação da ficção literária de 1898, "The War of the Worlds", do britânico Herbert George Wells (uma famosa adaptação deste livro é a de Steven Spielberg, com o filme de 2005, estrelado por Tom Cruise). Welles, em tom jornalístico, faz o papel de um repórter narrando o que seria a cobertura de uma invasão alienígena, o realismo e a riqueza dos detalhes enganaram, pra valer, mais de 1 milhão de pessoas.

Orson Cidadão-Kane

Kane - o filme

Tal fato fez o jovem ator ficar famoso da-noite-pro-dia e, concorrido pelos estúdios de cinema, assinou contrato com a RKO Radio Pictures de Los Angeles, no qual tinha liberdade total para produzir 3 filmes, um deles - "Citizen Kane" (a estória de um menino pobre que se tornou um magnata da imprensa) - garantiu-lhe o título de um dos maiores cineastas da história, ganhando o Oscar como roteirista; no filme ele também era diretor e ator principal (pena que os outros 2 filmes deste contrato foram uns fiascos).

Curiosidade

Um dos últimos trabalhos de Orson Welles, no ano que faleceu por ataque cardíaco, foi como ator de voz do personagem Unicron, do longa de desenho animado dos Transformers, lançado em 1986.

Galeria

Também no FANDOM

Wiki aleatória