FANDOM

Indiano de 'Os Simpsons' vem gerando polêmica nos últimos anos por conta dos estereótipos que representa

Apu, está sendo considerado um veículo estereotípico racista. A questão que tange o personagem ganhou tanto espaço na mídia que o mesmo se tornou o tema do documentário "The Problem With Apu", não-ficção que explora como o indiano dublado por Azaria vem ofendendo espectadores indianos e de outros povos do Leste Asiático há anos.

Recentemente, o seriado exibiu uma cena em que respondia às crítcias relacionadas ao tema, por meio da personagem Lisa:"É difícil de dizer. Algo que começou há décadas e foi aplaudido e inofensivo agora é politicamente incorreto". A garota, então, olha para um retrato de Apu em seu criado mudo, que conta com a inscrição "Não tenha uma vaca" e complementa: "O que você pode fazer?". A Cena acabou não agradando.

The Simpsons - Apu Controversy Addressed Dubbed-0

Hank Azaria, o ator que faz a voz de Apu (e também é responsável por dublar mais uns 20 personagens regulares diferentes de Os Simpsons), deu sua opinião a respeito da polêmica que envolve os estereótipos retratados no personagem indiano da animação.

Apu-simpsons-6d2d1c6

"Eu pensei muito sobre isso. Realmente, muito. Meus olhos foram abertos. Acho que a coisa mais importante é que nós temos que ouvir as pessoas do sul da ásia e da Índia no país quando elas falam sobre o que eles sentem e o que eles pensam sobre esse personagem", disse, em entrevista ao The Late Show with Stephen Colbert, da CBS.

Em seguida, prosseguiu: "Em termos de televisão, ouvir a vozes significa inclusão da maneira correta. Eu quero ver indianos e sul asiáticos na sala, não de forma representativa, mas genuinamente informando qualquer nova direção que esse personagem possa tomar, incluindo como será dublado ou não dublado. Você sabe, estou perfeitamente disposto a deixar o personagem ou ajudar em sua transição para algo novo."

"Realmente espero que seja isso que Os Simpsons faça. Agora faz sentido, me parece a coisa certa a ser feita", concluiu. O comentário rendeu diversos elogios por parte das pessoas que se opõem à atual representação de Apu nos Simpsons.

Hari Kondabolu, diretor do documentário "The Problem With Apu", crítico e um dos maiores apoiadores de mudanças com o personagem, usou seu Twitter para comentar as declarações do dublador. "Obrigado, Hank Azaria, eu aprecio o que você disse e como você disse", escreveu.

O produtor da série Al Jean, reconheceu que é preciso continuar buscando por uma solução "popular e correta". Nos resta aguardar para sabermos o que os produtores e diretores de Os Simpsons decidirão. A vigésima nona temporada do seriado de Matt Groening está em exibição no momento; o episódio final deve ser veiculado já em Maio nos Estados Unidos.

Fontes: Estadão e Adoro cinema