FANDOM

Barraartes
 
Nome da Obra:
A Liberdade Guiando o Povo
A Liberdade Guiando o Povo
Tipo:
Pintura
Autor:
Eugène Delacroix
Primeira Aparição:
The Burns Cage

História

Após salvar Burns de uma morte certa em um salto de paraquedas, Smithers resolve assumir seus sentimentos pelo chefe, este no entanto mostra não se importar e ainda menospreza o serviçal. Smithers volta ao trabalho 'cantando' suas mágoas e ao entrar no prédio passa pelo Hall onde podemos ver diversas obras famosas. Um detalhe é que todas as obras possuem o rosto de Burns. Entre elas podemos ver Vladimir Putin Andando à Cavalo, Nu Descendo uma Escada, nº 2, A Liberdade Guiando o Povo, La Grande Odalisque, Les demoiselles d'Avignon, uma pintura não identificada além de uma copia estilizada da L´Homme qui Marche.

Sobre a Obra

A Liberdade Guiando o Povo 2

A Liberdade Guiando o Povo (em francês: La Liberté guidant le peuple) é uma pintura de Eugène Delacroix em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X. Uma mulher representando a Liberdade, guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, levando a bandeira tricolor da Revolução francesa em uma mão e brandindo um mosquete com baioneta na outra. A pintura é talvez a obra mais conhecida de Delacroix. No momento em que Delacroix pintou o quadro, ele já era o líder reconhecido na escola era romântica na pintura francesa. Delacroix, que nasceu na Era do Iluminismo, foi dando lugar às ideias e estilo do romantismo, rejeitando a ênfase no desenho preciso que caracterizou a arte académica de seu tempo, e ao invés dar uma nova importância à cor livre. Delacroix pintou o seu trabalho no Outono de 1830. Numa carta ao seu irmão de 21 de Outubro, ele escreveu: "O meu mau humor está desaparecendo graças ao trabalho árduo. Embarquei num tema moderno - a barricada. Mesmo que não tivesse lutado pelo meu país, pelo menos pinto-a". A pintura foi exibida pela primeira vez no Salão de Maio de 1831.

Também no FANDOM

Wiki aleatória